“DO CONTRA” É O NOVO “CONTRA INFORMAÇÃO”

Estreou no dia 1 de março de 2021 a nova versão do “Contra Informação”, programa nacional de crítica e sátira social, política e desportiva que marcou gerações de portugueses.

O programa que passou na programação da RTP1 de 1996 a 2010, inspirado no Spitting Image da ITV e no Guignols de l’info do Canal+ francês, volta a ver a luz do sol com a sua nova versão “DO CONTRA”.

O portal SAPO e a TV do MEO foram as plataformas eleitas para a disponibilização deste novo conteúdo humorístico revivalista, coproduzido pelas marcas da Altice Portugal SAPO e MEO juntamente com as MauMau Mia Produções. 

“DO CONTRA” renasce com o produtor Maurício Valente Ribeiro a aperceber-se de espaço no mercado para o retorno dos bonecos, dos “ganda nóia” e da dupla Bóbi e Tareco. Maurício começou por procurar Mafalda Mendes de Almeida, fundadora da primeira produtora responsável pelo “Contra Informação”, a Mandala, para de algum modo ressuscitar o antigo formato. De seguida, Maurício procurou o argumentista João Quadros para escrever as sátiras cómicas de atualidade política nacional e internacional. Com estas duas confirmações o projeto ganhou pernas e começou a andar.

A equipa “DO CONTRA” conta, assim, com a realização de Filipe Portela, textos de João Quadros e direção de vozes por Mila Belo e Bruno Ferreira. Os “bonecos” são desenhados pelo argentino Pablo Bach, artista plástico e cartunista, que são depois finalizados por Bruno Oliveira, que trata da pintura, mecanismos físicos internos e outros acabamentos. Para dar vida a estes bonecos é preciso haver voz e corpo. No que toca ao corpo é Fernando Ramos quem se responsabiliza pela equipa de manipuladores. Nas vozes, Bruno e Mila coordenam uma equipa de três pessoas composta por João Canto e Castro, Ricardo Monteiro e Miguel Lambertini para fazerem dezenas de personagens.

Esta nova versão de um dos mais históricos programas de humor nacional introduz novas personagens como “Marta Tremido”, “Mário Semtempo”, “Super Nostra”, “Marcelfie”, “Rui Fastio”, “Cristina Malveira”, “André Ditadura”, “Juiz Filipe Vieira” ou “Varandico Farandas”. Da série farão ainda parte alguns velhos amigos como “Nojeira Salazar”, “Belmiro Mete Medo” e “José Trocas-te”.

“DO CONTRA” é um programa diário, online, de atualidade e para este último fator ser cumprido as gravações acontecem cerca de uma semana antes de os sketches serem lançados. Lançados já alguns episódios, podemos ver sketches como o “Restaurante Lapso”, “Miguel Sousa Esgares”, “Assalto ao Lodo Banco” e “Destapa a TAPA”.

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

MAIS ARTIGOS