HIENA

HIENA

QUEM SÃO OS HUMORISTAS PREFERIDOS DOS PORTUGUESES? UM ESTUDO DO GERADOR

Ricardo Araújo Pereira e Herman José são os mais mencionados pelo público como os seus humoristas favoritos. Confere aqui a lista, resultado de um estudo do Gerador.

O Barómetro Gerador Qmetrics é um estudo anual feito pelo Gerador que analisa a opinião dos portugueses sobre a cultura. Realizado pela primeira vez em 2019, o âmbito do questionário deste ano incidiu, principalmente, nas consequências da pandemia na sociedade e na cultura. Pela primeira vez, a comédia e os seus profissionais foram tópico do estudo.

 

Ricardo Araújo Pereira e Herman José destacam-se no indicador do humor, sendo que o primeiro apresenta uma liderança incontestável no segmento mais novo (dos 15 aos 24 anos), seguido de Pedro Teixeira da Mota. No segmento do público mais jovem, Herman José não é citado nas primeiras dez referências, que incluem ainda Bruno Nogueira, João Paulo Rodrigues ou Mariana Cabral (aka Bumba na Fofinha).

 

No Top concebido pelos inquiridos com 55 anos ou mais, encabeçado por Herman José, quatro nomes coincidem com os escolhidos pelos mais novos: Ricardo Araújo Pereira, António Raminhos, Fernando Rocha e Ana Arrebentinha. 

 

Destaque para a presença de Pedro Teixeira da Mota e de Ana Arrebentinha, dois jovens comediantes, no Top 10 geral dos humoristas “top of mind” dos portugueses.

Pedro Teixeira da Mota é ainda o único humorista mencionado em todo o estudo que não tem presença espontânea ou assídua nos meios tradicionais de comunicação: televisão, rádio ou imprensa escrita (os solos de stand-up comedy e os roasts em que participa Rui Sinel de Cordes têm sido transmitidos na TVI. Mariana Cabral é co-apresentadora do “Super-Swing”, programa do Canal Q de 2017 agora reposto da grelha de emissão do canal).

PÚBLICO INQUIRIDO

O universo do estudo é constituído por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas. A Amostra, com 1.201 entrevistas validadas, foi estratificada por região, sexo e escalão etário, em Portugal Continental, e por Ilhas, e distribuída em cada estrato de acordo com a repartição da população alvo em cada estrato. As entrevistas foram realizadas de 20 de abril a 7 de maio de 2020, através de um questionário aplicado online utilizando o método CAWI (Computer Assisted Web Interview). Os resultados são apresentados com um nível de confiança de 95%. A margem de erro para a média na escala 1 a 10 é de 0,15 pontos e a margem de erro para a proporção é de 2,83 pontos percentuais.

O Gerador é uma plataforma de acção e comunicação para a cultura portuguesa que acredita que a identidade de um país é a federação de todas as suas culturas pessoais

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

MAIS ARTIGOS