rui-unas-cabaret-da-coxa-1200x675
HIENA

HIENA

HÁ 25 ANOS NA TV – A CARREIRA DE RUI UNAS EM 11 MOMENTOS

Em 2021, Rui Unas comemora 25 anos de carreira no pequeno ecrã e, mais recentemente, na internet. Mas bem antes do sucesso dos seus projetos online, Rui Unas já explicava aos jovens o que era a internet - no Alta Voltagem, a sua estreia na TV em 1996. Recordamos a carreira do humorista e apresentador em 11 momentos.

ALTA VOLTAGEM (1996) – RTP 1

Apresentado por Rui Unas, “Alta Voltagem” era um programa da RTP 1 para jovens e feito por jovens. Eram abordados videojogos, música, temas da atualidade, com entrevistas e segmentos feitos fora de estúdio. Foi a estreia de Unas na Televisão. Tinha 22 anos.

O SHOW DO UNAS (2006) – SIC RADICAL

Segmento na SIC Radical de poucos minutos, em que Rui Unas aborda temas mundanos da vida, num fundo negro.

10 ANOS A FAZER TELEVISÃO – RUI UNAS AKA MR. U (2006)

CABARET DA COXA (2002-2005 / 2018-2019 ) – SIC RADICAL

Cabaret da Coxa foi um talkshow criado e apresentado por Rui Unas, que estreou em 2002 e contou com a produção da SIGMA 3 com a “colaboração” do Baixinho (papagaio malcriado) e de Gimba, além das Unetes. Habitualmente contava com a presença de convidados de todas as áreas sociais e revelou vários talentos das mais diversas áreas: música ao vivo, magia ou stand up comedy.

Em 2 ocasiões especiais, o programa foi apresentado por Aldo Lima e Ricardo Araújo Pereira e foi o primeiro talkshow português transmitido com “bolinha vermelha”. 

CURTO-CIRCUITO (1999-2002 / 2009) – CNL/SIC RADICAL

Sabias que o Curto Circuito foi criado por Rui Unas? É verdade. O conceito foi uma ideia sua e de Pedro Miguel Paiva e foi produzida, inicialmente, pela produtora de ambos – a Sigma 3.

O programa estreou-se a 15 de setembro de 1999 no CNL – Canal de Notícias de Lisboa – da TV Cabo. O formato consistia em 3 horas de emissão em direto, com Rui Unas e Rita Mendes.

O Curto Circuito sobrevive ao fim do CNL, transitando temporariamente para o Canal Programação (conhecido por Canal 21) já com a presença de Fernando Alvim para vir a servir de programa âncora de um novo canal da TV Cabo: a SIC Radical. Este novo canal da SIC iniciou as suas emissões a 23 de Abril de 2001 às 17:00 horas com o Curto Circuito.

ÚLTIMA CEIA (2010– SIC RADICAL

A Última Ceia foi um talkshow que estreou a 22 de abril de 2010, véspera do 9º aniversário da SIC Radical, às 23h25 – curiosamente a mesma data de estreia do Cabaret da Coxa. Em episódios de 50 minutos, Unas entrevistava uma dupla de convidados e recebia uma atuação musical ao vivo.

ÚLTIMO A SAIR (2011) – RTP 1

Bruno Nogueira, Frederico Pombares e João Quadros criaram uma série de humor de 24 episódios cujo conceito se baseia em reality shows. Embora fosse feita a partir de um guião, contou com uma enorme dose de improviso por parte dos participantes. Luciana Abreu, Bruno Nogueira, Roberto Leal, Rui Unas, Filipa Castro, Gonçalo Waddington, Susana Gomes, Gabriela, Batatinha, Sónia Balacó, Débora Monteiro, Miguel Damião, Marco Borges e Nuno Lopes simularam estar fechados numa casa vigiada por câmaras durante 24 horas por dia, ao longo de 90 dias. Foi produzido e realizado em 2011 pela produtora Até Ao Fim do Mundo para a RTP.

SAL (2014) – SIC

A série transmitida na SIC e que constou muito brevemente no catálogo da Netflix portuguesa retrata a história de quatro amigo: César MourãoJoão ManzarraRui Unas e Salvador Martinha, que viajam até à Ilha do Sal, em Cabo Verde, de forma a gravarem um filme de ficção científica, apesar de tudo começar a correr mal mesmo antes de partirem em viagem.

5 PARA A MEIA-NOITE (2015-2016) – RTP 1

O conhecido talkshow da RTP 1 estreou em 2009,  tendo sido originalmente emitido na RTP2. Os primeiros apresentadores foram Filomena Cautela, Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges.

Em setembro de 2016, Rui Unas junta-se ao programa, na sua 11ª temporada.

CAVALINHO DA CHUVA (2018) – YOUTUBE

Salvador Martinha definiu o projeto “Cavalinho da Chuva” como “uma força criativa que se junta para escrever e interpretar conteúdos. Não só para nós, mas para terceiros”. Salvador, Unas, César Mourão e Frederico Pombares juntaram-se, brevemente, no que parecia ser uma das grandes promessas dos tempos recentes do humor em Portugal. A conta de YouTube do grupo lançou uma curta série, mas desde então que não dá sinais de vida.

MALUCO BELEZA (2015-ATUALMENTE) – YOUTUBE

O podcast de sucesso apresentado por Rui Unas tem dado espaço a conversas genuínas e sem limite de tempo com os mais diversos convidados desde 2015. O conceito, no YouTube, envolve a participação dos seus seguidores e principalmente dos patronos. O Maluco Beleza apresenta-se como “uma plataforma de angariação de conteúdos variados e de extrema qualidade. O critério é o mesmo: ser-se Maluco Beleza”.

Podes apoiar o projeto no Patreon.

PARTILHA ESTE ARTIGO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

MAIS ARTIGOS